Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: D. plumbeus

Nome Científico

Dysithamnus plumbeus
(Wied, 1831)

Nome em Inglês

Plumbeous Antvireo


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Choquinha-chumbo

**Ameaçado de extinção**

Espécie endêmica do Brasil. A choquinha-chumbo é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa:do (grego) duö = plumagem; e thamnos = arbusto; e do (latim) plumbeus = cor de chumbo. ⇒ (Pássaro do) arbusto com plumagem cor de chumbo.

Características

Mede 13 cm de comprimento. Diferente de seus congêneres, parece-se mais com certos Myrmotherula pelo padrão uniforme da plumagem. Tanto o macho como a fêmea apresentam pequenas máculas brancas nas asas.

Alimentação

Alimenta-se de pequenos insetos e aranhas. Pode ser observada com frequência acompanhando bandos mistos, ao lado das espécies Myrmotherula axilliaris e Myrmotherula urosticta, locomovendo-se nos galhos saltando e pulando.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

A espécie vive no sub-bosque de matas densas, podendo ser sintópica com as congêneres D. mentalis e D. stictothorax.

Distribuição Geográfica

Endêmica do Brasil e da Mata Atlântica, ocorre entre o sul da Bahia e o norte do Rio de Janeiro, incluindo Minas Gerais e Espírito Santo.

Referências

Galeria de Fotos